.

Reta Final e... Aumento de Líquido Amniótico e Percentil Aumentado

|
A obstetra me deu a guia da ultrassom, por conta de um termo que lá estava escrito não pude fazer no laboratório de costume, quase surtei, mas não tinha jeito tive que fazer em outro.

Um dos meus maiores defeitos é ser sistemática e “certinha”, anoto tudo, programo tudo, vivo de forma a facilitar aos demais meu cotidiano, ou seja, exames arrumados em ordem cronológica e ainda com caneta marca texto enfatizando a data, pasta pra isso, pra aquilo...

Tudo pensando que se algo acontecer qualquer ser humano entenderá minha vida. Sempre fui assim...

Já no laboratório, quando o médico iniciou o procedimento perguntou a data da minha última menstruação, logo após minha resposta, disse que o percentil e quantidade de liquido amniótico não condizia com o que estava na ultrassom, gelei e fiquei sem reação... Quando consegui perguntar e conversar,  expliquei que era DM,  que tinha algumas variações glicêmicas, porém nada tão demais em vista do que estava acostumada a ouvir de outras DMs já mães, estava no terceiro trimestre e os hormônios pareciam não cooperar de forma alguma. Estava regrada na dieta, fazendo contagem de CHO, ingerindo liquidos e comprometida com o tratamento, só não fazia mais exercícios físicos devido ao repouso exigido pela obstetra.

O mesmo me explicou que as variações glicêmias tendem a aumentar o peso do bebê (macrossomia) e aumentar o líquido amniótico (polihidrâmnio), isso varia de organismo pra organismo, tem mães com glicemia na casa dos 400 mg/dl q podem ter filhos macrossomicos, mas não tem liquido amniótico aumentado e assim sucessivamente... Varia de corpo para corpo, mais em geral oscilações glicêmicas tendem a ocasionar o que foi descrito acima.

Pelas variações glicêmicas mesmo não sendo tão altas, tive aumento de líquido amniótico e o Davi começou a ficar macrossomico.

Para entender mais sobre macrossomia clique neste link:


Para entender mais sobre líquido amniótico clique neste link:


Hoje pegando minhas planilhas de dextros desde o começo da gestação vi que meu menor dextro tinha sido Lo (o menor desde o diagnóstico de DM, estava com 3 meses de gestação) e o único maior foi de 306mg/dl (com 4 meses de gravidez), isto só ocorreu pois fui fazer uns exames de sangue e suspendi a insulina basal noturna, não pensei que acordaria com ela tão alta. De forma geral, minhas glicemias sempre foram de 60 mg/dl a 180 mg/dl, poucas vezes ela entrou na faixa dos 200 mg/dl.

O médico foi enfático:

-Converse com sua equipe médica, seu bebê passou do percentil desejado  que é 90, ele já está com 92 e seu líquido amniótico deu uma aumentada está pouca coisa acima do normal seria de 92 á 221mm e o seu deu 229mm. Com estes dados sua gestação deveria ser de 30 semanas e 4 dias e não de 28 semanas e 4 dias como está.Peso estimado: 1634kg normal 1145 a 1613g. Percentil 92% (10% a 90 %).

Quando levei os exames á obstetra ela surtou geral, eu tinha passado da faixa desejada no Líquido e no Percentil. Ela dialogou com minha endócrino e decidiram: 

-Vamos tirar tudo o que é de "farinha branca" dela e restringir nos carboidratos. Alimentos só integrais! Isso até o final da gestação!

A endócrino mudou as basais e eu iniciei a dieta mais do que rigorosa ,como eu dizia antes era regrada, agora rigorosa. Em 2 dias surtiu efeitos, hipos atrás de hipos, glicemias mais que perfeitas. A endócrino passou a me assistir ainda mais de perto (coitada!) diminuímos as doses muitas vezes devido as hipos, emagreci 300g e assim temos seguido...

No final abriu-se pequenas brechas na dieta devido meu ótimo desempenho , fazem 30 dias q estou neste processo e o comentário da endócrino rindo foi:

-Vc é engraçada! No último trimestre q era para vc estar na casa das hipers, vc está com hipos, doses bem mais diminuídas do que no início da gestação... A dieta te ajudou muito e até o final da gestação quero a  mantenha, mais seus hormônios tbém foram bem bacanas...

A obstetra não esconde a satisfação, só elogios e ás vezes pequenas broncas...kkk

Bom pessoal, termino esta postagem por aqui, muitas coisas aconteceram depois disso... 

Vou falando aos poucos...

Acompanhem o blog!

Abs.


8 comentários:

  1. E o bb nasceu no tempo certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi nasceu de 34 semanas, a bolsa rompeu antes do tempo e ñ tive dilatação foi cesárea.

      Excluir
  2. Kath, o Davi precisou ficar na UTI? Como ele está hoje?? E sua taxa glicêmica está normal hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi nasceu prematuramente com 34 semanas, ficou na UTI por dificuldades de respirar e para q seu coração fosse observado já que no ecocardiograma havia dado q ele tinha uma cardiopatia,no total ficou 9 dias na UTI, com taxas glicêmicas normais. Se vc puder leia meu diário gestacional, nele narrei tudo, minha ida ao hospital e o tempo q o Davi passou na UTI, acho q vai te ajudar.bj

      Excluir
  3. oi eu estou de 26 semanas e 5 dias fiz uma ultracao morfologica e deu almento de liquido 22 cm estou com medo pois se continuar a subir posso entrar em trabalho de parto esse e meu medo nacer prematuro ficar na uti to com o coracao na mao

    ResponderExcluir
  4. Estou com 35 semanas e desde as 32 semanas descobri que estou com líquido amniótico aumentado,meu médico falou que o bebê está bem, não tenho diabetes ele falou que eu teria que ficar em observação que devido o aumento do líquido poderia ter um parto prematuro estou com muito medo mas me sinto bem tenho fé em deus que meu filho Diego vai nascer com saude,fo
    forte e perfeito...

    ResponderExcluir
  5. Estou com 35 semanas e desde as 32 semanas descobri que estou com líquido amniótico aumentado,meu médico falou que o bebê está bem, não tenho diabetes ele falou que eu teria que ficar em observação que devido o aumento do líquido poderia ter um parto prematuro estou com muito medo mas me sinto bem tenho fé em deus que meu filho Diego vai nascer com saude,fo
    forte e perfeito...

    ResponderExcluir
  6. Estou com 35 semanas e desde as 32 semanas descobri que estou com líquido amniótico aumentado,meu médico falou que o bebê está bem, não tenho diabetes ele falou que eu teria que ficar em observação que devido o aumento do líquido poderia ter um parto prematuro estou com muito medo mas me sinto bem tenho fé em deus que meu filho Diego vai nascer com saude,fo
    forte e perfeito...

    ResponderExcluir